Jornada no HCFMB abordou desenvolvimento, adoecimento e cuidado dentro da psicologia hospitalar

Nos dias 8 e 9 de novembro foi realizada, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), a IV Jornada de Psicologia Hospitalar, que teve como tema “Desenvolvimento, Adoecimento e Cuidado”. O evento foi organizado pelo Serviço de Psicologia do HCFMB, com apoio do Departamento de Assistência à Saúde; da Faculdade de Medicina de Botucatu, através do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria; e do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA).

A Jornada é realizada a cada dois anos e nesta edição contou com mais de 200 inscritos, entre estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde. Para Vanessa Lozano, responsável pelo Serviço de Psicologia, esse evento se tornou referência na região. “Por serem realizados poucos eventos na área da psicologia hospitalar, a Jornada é uma referência em nossa região. Além disso, é muito importante lembrar que, todos os psicólogos do Serviço de Psicologia fizeram parte da comissão organizadora. Sem eles nada disso seria possível”, afirma.

Hoje o HCFMB conta com uma equipe de 24 psicólogos, que recebem assistência de alunos de Pós-Graduação, Aprimoramento Profissional e da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, tanto para o atendimento clínico de paciente como nas atividades de ensino. “Por isso gostamos de sempre trazer temas com relação à nossa prática, afinal o objetivo da jornada é de reciclagem nossa, mas também de formação para atender graduandos de Psicologia da região que não tem oportunidade de contato com alguns temas da Psicologia Hospitalar”, complementa.

Luciana Carnier, psicóloga do Serviço de Psicologia do HCFMB, enfatiza ainda que o acompanhamento emocional tem um peso fundamental na recuperação de pacientes dentro da unidade hospitalar e que não é possível planejar qualquer tratamento sem o suporte de uma equipe multiprofissional. “Ter saúde não é mais a ausência de doença: é algo muito mais amplo do que apenas o bem estar físico, é proporcionar bem estar social, emocional e até espiritual. O suporte psicológico em casos agudos ou crônicos é essencial”, afirma.

No primeiro dia, 8, a mesa de abertura contou com a presença do superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; da vice-diretora da FMB, Profª Dra. Maria Cristina Pereira Lima; da gerente multiprofissional do HC, Cristiane Chiloff, e da responsável pelo Serviço de Psicologia, Vanessa Lozano. Ainda na abertura, um ex-paciente da Unidade de AVC do HCFMB realizou uma apresentação cultural e deu um depoimento emocionante sobre seu processo de recuperação pós-tratamento da doença, em especial da importância do acompanhamento psicológico.

Em seguida foi dado início da mesa redonda com o tema “Cuidados Paliativos em Neonatologia”. A discussão contou com a presença da Dra. Thays Antunes da Silva, do HCFMB, que falou sobre “Introdução aos Cuidados Paliativos”. A Profª. Dra. Lisandra Stein Bernardes, da USP, apresentou informações sobre “Cuidados Paliativos no Período Pré-Natal”. Para finalizar o período da manhã, a Dra. Jussara Lima e Souza, CAISM – UNICAMP, falou sobre “Os Dilemas dos Cuidados Paliativos de Recém-Nascidos”.

A primeira mesa redonda da tarde reuniu profissionais do CAPS-i Campinas em torno do tema “Saúde Mental na Infância: Assistência à Criança em Instituições de Saúde”. Paula de Fátima Oliveira Faria Brito, terapeuta ocupacional, falou sobre “A Terapia Ocupacional e os Desafios na Saúde Mental Infantojuvenil”. Na sequência, a Dra. Stela Mitsu Vaz Takamura abordou as “Urgências Psiquiátricas na Saúde Mental Infantojuvenil”. E por fim, a psicóloga Juliana Antoneli, relatou casos de pacientes e experiências profissionais, com o tema “Abordagem Psicológica na Saúde Mental Infantojuvenil”.

A mesa redonda com o tema “O Adoecer no Processo de Envelhecimento” finalizou o primeiro dia Jornada. A Profª Dra. Carla da Silva Santana, da Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto) ministrou a palestra sobre “Intervenção em Reabilitação Cognitiva para Idosos com Demência”. E para finalizar, a gerente multidisciplinar do HCFMB, Cristiane Chiloff, falou sobre “Cuidadores de Idosos Dependentes: Sobrecarga e Enfrentamento”.

Já a manhã do segundo dia de evento contou com a presença da Ms. Raquel Pusch de Souza, presidente do Departamento de Psicologia da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), que discorreu sobre o tema “Visita e Permanência da Família e Crianças em Ambientes Hospitalares”. A segunda apresentação da manhã foi sobre “A Vivência do Processo da Morte de Crianças e Adolescentes em Instituição Hospitalar”, realizada pela Profa. Dra. Maria Julia Kovács, da USP.

No período da tarde, houve mais duas mesas redondas. Numa delas, a Dra. Veruska Lastoria Amigo, Dr. Sérgio dos Anjos Garnes, e a psicóloga Eloísa Maria Dias Varandas Abussamra, todos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abordaram a “Atuação da Psiquiatria”, a “Abordagem Nutricional” e a “Atenção Psicológica” junto ao paciente internado com com Transtornos Alimentares. Na sequência, Ms Audrey Sartori Cabral e a psicóloga Dorothy de Souza Alves Moura Coelho contaram sobre suas experiências em “Trabalho Interdisciplinar em Reabilitação” dentro da AACD-SP.

A Jornada ainda contou com a exposição e premiação de pôsteres com trabalhos científicos acerca da psicologia hospitalar.

Alunos e trabalhos premiados
1º lugar
Trabalho: “Preparo Psicológico para Realização de Exame de Nasofaringoscopia com Crianças: um Relato de Experiência”
Autores: Elida Carbo Guedes e Mariani da Costa Ribas do Prado

2º lugar
Trabalho: “Percepção de Barreiras e Facilidades no Trabalho em Equipe Multiprofissional em uma Unidade de Transplantes de Células Tronco Hematopoética”.
Autores: Alice Kamensek Silva, Érika Arantes de Oliveira Cardoso e Manoel Antonio dos Santos

3º lugar
Trabalho: “A Experiência do Cuidador Familiar do Paciente Submetido a Transplante de Medula Óssea”.
Autores: Thaísa dos Santos Madera, Manoel Antonio dos Santos e Érika Arantes de Oliveira Cardoso

Igor Medeiros – 4toques Comunicação