Metodologia 5S foi tema de palestra no Pronto-Socorro Adulto do HC

Na última segunda-feira, 4, o Pronto-Socorro Adulto (PSA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu um treinamento sobre a aplicação da ferramenta Lean Healthcare no ambiente hospitalar, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso das alunas de Engenharia de Produção do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) Beatriz Galeazzo, Daniele Rodrigues e Giovanna Parra.

A ferramenta Lean Healthcare é uma adaptação do processo japonês Lean Manufacturing, que tem o objetivo de eliminar desperdícios e aumentar a qualidade das produções em fábrica. Na área da saúde, o Lean Healthcare visa eliminar desperdícios, a fim de elevar a experiência do paciente, a partir de 5 passos, conhecidos como sensos (5S), chamados assim devido à primeira letra de palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (Organização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsume (Sustentabilidade).

De acordo com as alunas, o PSA foi escolhido como local de aplicação do trabalho por conta de Daniele ser de Botucatu e conhecer a realidade da instituição. “O intuito do treinamento é mostrar aos servidores como eles podem se organizar no posto de trabalho, deixando a área mais livre para otimizar a busca pelos materiais para, assim, atender melhor o paciente. Queremos agradecer ao Hospital pela abertura ao trabalho e esperamos que a iniciativa motive cada vez mais a busca pelo conhecimento”, afirmam.

Segundo o Chefe de Gabinete do HCFMB Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, a iniciativa foi muito válida para a implantação de melhorias nas unidades. “Agradeço o interesse e dedicação voluntária desta equipe para otimizar o trabalho realizado. Nossa ideia é utilizar esses ensinamentos não só nos Prontos-Socorros, mas em todas as nossas áreas”, disse.

A Coordenadora administrativa dos Prontos-Socorros externos Keyth Regina Vital agradeceu as alunas pela disponibilidade de tempo e de conhecimento para com o PSA. “As orientações que recebemos hoje serão utilizadas como parâmetros para melhorar ainda mais o nosso ambiente de trabalho. Os passos para organização, baseados no modelo 5S, irão direcionar a nossa equipe a projetar e aplicar um modelo ideal para o bem-estar do funcionário e, principalmente, do paciente”, finaliza.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HC | FMB