Modernização do Sistema informatizado do Hemocentro aprimora serviços e garante a segurança de doadores e pacientes

Mais segurança na informação e agilidade a processos nas dimensões operacionais, assistenciais e gerenciais. Estes são os objetivos da nova versão do Sistema de Banco de Sangue utilizado pelo Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), implantada no início deste ano.

Os recursos disponíveis neste sistema englobam toda a operação do Hemocentro, desde a captação de doadores até as transfusões, incluindo todos os processos de triagem, laboratórios, processamento e estoque. A implantação técnica foi realizada pela equipe do Hemocentro em conjunto com a empresa SBS Sistemas e com apoio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI-CIMED).

Dr. Cláudio Lucas Miranda, diretor do Hemocentro do HCFMB, relata que as versões pioneiras do sistema foram idealizadas em 1997 e, em 1999, foi registrada a primeira doação no módulo de coleta e implantado o de transfusão. “Após diversas atualizações intermediárias, chegamos a esta nova versão, que traz funcionalidades e recursos tecnológicos relacionados às exigências para o credenciamento do setor no certificado internacional de qualidade ISO 9001: 2015, conquistado no ano de 2021 e renovado no último mês de outubro”.

Dentre os novos recursos possíveis de aquisição e posterior implantação, destacam-se os módulos “Coleta Externa” e “Interfaceamentos via Webservice”, que possibilitam levar o sistema (de forma off-line ou on-line) para os municípios em que o Hemocentro realiza busca ativa de doadores, proporcionando, assim, maior segurança na informação e agilidade no processo. “Além disso, o sistema traz um banco de dados com número irrestrito de usuários, conseguindo enviar e-mails de convocação com menor intervenção humana, e também pode realizar maior interface com equipamentos laboratoriais e com o banco de dados dos sistemas informatizados do Complexo HCFMB”, comenta Dr. Claudio.

Ricardo Aparecido Lopes, responsável pelo GTI-CIMED, ressaltou a importância da atualização na segurança e agilidade dos processos, destacando seu impacto direto na saúde dos pacientes de Botucatu e região. “A modernização do Sistema de Banco de Sangue é parte de um esforço contínuo para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelo Hemocentro, fortalecendo sua missão de fornecer um suprimento seguro e eficiente de sangue para a comunidade. A iniciativa reflete o comprometimento da instituição em acompanhar as mais recentes tecnologias, visando sempre o bem-estar dos pacientes e a excelência no atendimento”, finaliza.