NATS do HCFMB recebe nota máxima na classificação da Rebrats

No último dia 4, a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), gerenciada pelo Departamento de Gestão de Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde, divulgou a classificação atualizada dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), levantamento que apresenta especificações quanto às competências técnicas destas equipes.

De acordo com os critérios estabelecidos, o NATS do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), integrante do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), foi classificado no nível III, considerado avançado nos três eixos avaliados: Síntese de Evidência (SE), Avaliação Econômica (AE) e Diretrizes / Protocolos Clínicos (PCDT).

A classificação visa o mapeamento da capacidade técnica das equipes para a elaboração de estudos e planejamento de ações de fomento e capacitação que respondam às necessidades da Rede. O nível III, atingido pelo NATS do HCFMB, possibilita desenvolver documentos de forma autônoma, ser contratado de forma imediata para prestação de serviços ao DGITS e tutorar demais centros no desenvolvimento de estudos de ATS.

Diretora do DGAA e Coordenadora do NATS, Juliana Machado Rugolo comenta que o resultado da avaliação é fruto do trabalho desenvolvido pela equipe desde 2021, com a elaboração de diversos materiais para o Ministério da Saúde, incluindo atualizações de Diretrizes Clínicas, relatórios completos, análises críticas e pareceres técnico-científicos. “Além disso, os membros do NATS são incentivados e apoiados a participar de cursos destinados a aprimorar conhecimentos e a elevar a competência técnica da equipe. Para nós, esta classificação é um grande reconhecimento e incentiva a continuidade de nosso trabalho”, encerra.

O documento completo está disponível em: https://rebrats.saude.gov.br/images/Documentos/2024/classificacao-NATS-2024_final.pdf

Sobre o NATS do HCFMB

O NATS foi criado, no HCFMB, em 2009, a partir de um edital de Chamada Pública do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT/MS) para Hospitais de Ensino, em que o Hospital teve sua proposta selecionada para a criação do Núcleo e passou a integrar a Rebrats.

Integrante do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), o NATS tem o objetivo de introduzir e disseminar a cultura sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) na instituição e no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP).