NATS do HCFMB apresenta resultado de trabalhos em evento internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde

O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), integrante do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), foi representado na edição de 2022 do encontro realizado pelo Health Technology Assessment international (HTAi), em Utrecht, Países Baixos, pela Auxiliar de Pesquisa e membro metodologista do Núcleo Marilia Mastrocolla de Almeida Cardoso.

No ano passado, o NATS do HCFMB se tornou membro afiliado da HTAi, o que possibilitou a participação com direito a voto nas tomadas de decisão do órgão, podendo contribuir ativamente para as discussões da área em nível mundial.

Durante o encontro, além de participar de um workshop sobre a implantação de ações de ATS em hospitais, Marilia apresentou um trabalho científico, demonstrando os resultados do impacto da pandemia da COVID-19 sobre o processo de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC). Participaram deste trabalho membros do NATS, em parceria com o Prof. Lehana Tabane da McMaster University, Daniel Curado, do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovações em Saúde (DGITIS) do Ministério da Saúde e o Prof. Dr. Luis Gustavo Modelli, coordenador do Laboratório de Ciências de Dados (LABDATA) do HCFMB.

Entre os principais achados do estudo, foi observado um aumento do número de relatórios de recomendação durante a pandemia de Covid-19, mas uma diminuição, neste mesmo período, da recomendação de medicamentos. Também foi citado que as iniciativas governamentais apresentaram maior probabilidade de aprovação, seguidas pelas propostas feitas a partir da sociedade e da indústria.

Marília conta que o desenvolvimento deste estudo foi motivado pelo fato de o NATS se envolver, desde 2020, com a elaboração de produtos para o DGITIS, contribuindo com a tomada de decisão em saúde no âmbito do SUS. “A pandemia causou uma alta demanda por atualizações de protocolos ou diretrizes e incorporação de novos medicamentos ou terapias, sobrecarregando as agências locais. Para se ter ideia, um estudo recente relatou que os principais órgãos de ATS na Inglaterra, Escócia, Alemanha e Canadá reduziram o número de recomendações de medicamentos em 2020, devido à repriorização de recursos e desafios relacionados à Covid-19”.

Diretora do DGAA, Juliana Machado Rugolo, reforça a importância da participação do HCFMB em eventos como este. “Nestes momentos, há a possibilidade de se trocar experiências com o processo de implantação de ações de ATS em diversos hospitais universitários, principalmente os da Europa, além de trazer novas ideias para as ações do NATS em nosso Hospital, visando o aprimoramento dos processos em prol da assistência”, finaliza.

A HTAi é uma sociedade global, sem fins lucrativos, científica e profissional para todos aqueles que produzem, usam ou estudam a avaliação de tecnologias em saúde, formada por 82 organizações e mais de 2.500 membros individuais de 65 países ao redor do mundo. Os membros diretores da HTAi representam uma variedade de partes que têm interesses em ATS, incluindo pesquisadores, formuladores de políticas, indústria, academia, prestadores de serviços de saúde, agências e pacientes, contribuindo para uma conversa sobre ATS em diferentes áreas de prática e jurisdições.