Núcleo de Farmácia do HCFMB implanta uso racional de medicamentos

O Núcleo de Farmácia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com o CIMED, implantou recentemente uma medida que visa conscientizar profissionais de saúde, médicos residentes e acadêmicos de medicina e enfermagem a prescrever, racionalmente, medicamentos aos pacientes.

Núcleo de Farmácia incentiva a prescrição racional
de medicamentos

Entende-se que há uso racional de medicamentos quando os pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades, por um período adequado e ao menor custo possível, tanto para o paciente quanto para o sistema de saúde.

A Coordenadora do Núcleo de Farmácia do HCFMB, Dra. Daniela Ponce explica a iniciativa: “Antes, o médico prescrevia o medicamento sem o conhecimento de seu custo. Nosso objetivo foi levar essa informação ao corpo clínico do HCFMB, para que ele possa prescrever os medicamentos de forma racional, com conhecimento dos valores”, diz.

Com a implantação da medida, o valor unitário é identificado na prescrição do medicamento. “Dessa forma, ao prescrever o medicamento, o médico é informado sobre o seu valor unitário, podendo analisá-lo e compará-lo a outros medicamentos com a mesma eficácia naquele tratamento, porém com custo menos elevado”, explica Dra. Daniela.

A ação já começou a mostrar alguns resultados. “O acesso à informação e a conscientização de alunos e médicos sobre o custo de medicamentos alerta não só sobre uso racional, mas também investe na melhoria da assistência farmacêutica do Hospital”, finaliza.