Oportunidade e aprendizado: parceria entre HCFMB, Famesp e Guarda Mirim de Botucatu

O sonho do primeiro emprego faz parte da realidade de muitos jovens em todo o Brasil e, para contribuir com a inserção deste público no mercado de trabalho, foi criada em 2000 a Lei do Menor Aprendiz (Lei nº 10.097), afirmando que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) mantêm uma parceria com a Guarda Mirim de Botucatu, instituição sem fins lucrativos que auxilia jovens a se colocarem no mercado de trabalho, além de oferecer projetos pré-profissionalizantes e complementação educacional.

Segundo a encarregada de Recursos Humanos da Famesp Elza do Carmo Buchignani, a parceria entre a instituição e a Guarda Mirim de Botucatu existe desde 1986 e um dos primeiros contratados está até hoje na empresa, atuando como Gerente do setor de Finanças. “Enquanto instituições, nós formamos as novas gerações de profissionais e oferecemos aos jovens a possibilidade concreta de sonhar com dias melhores para eles e suas famílias. Em contrapartida, os aprendizes, com entusiasmo e dedicação, contribuem para a prestação de serviço da Famesp no HC, auxiliando os profissionais que aqui atuam”, afirma.

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) do HCFMB Adriana Viriato Godoy destaca que, desde 2009, 125 menores aprendizes já passaram pelo Hospital, sendo que 31 estão ativos atualmente e 14 permanecem até hoje no quadro de funcionários, distribuídos por diversas áreas. “A Famesp e o HC vêem esta oportunidade com um olhar humanizado e futurista de que esses jovens, além de ajudar nas despesas familiares, poderão ser excelentes profissionais e ocupar posições de destaque nas instituições”.

Reconhecimento pelo empenho

Na próxima sexta-feira, 29, a Guarda Mirim realizará uma cerimônia de premiação dos alunos destaques dos cursos de Secretariado Pra Mirim e Departamento Pessoal / Atendimento ao Cliente e dos aprendizes destaques das principais conveniadas da entidade. Dentre os homenageados, 8 jovens trabalham no HCFMB: Anna Julia Nunes dos Santos (Secretaria de Transplante Renal); Maria Eduarda Campos Leme (Unidade Administrativa de Convênios); Anderson Oliveira dos Santos e Gabriel Diogo de Oliveira Sestari (ambos do Núcleo de Faturamento); Caroliny Lima de Almeida, Gabriela dos Santos Alves e Rafael Leonardo Conti (todos da Central de Agendamento) e Marcela Caroline de Oliveira Guimarães (Departamento de Gestão de Pessoas).

Marcela começou a trabalhar no HCFMB em 2018 e considera esta experiência como um grande aprendizado para o seu crescimento pessoal e profissional. “Quando recebi a notícia de que fui selecionada, fiquei muito feliz e ansiosa, pois não sabia o que me esperava. Trabalhar aqui é uma experiência incrível e agradeço a toda equipe, que admiro pela parceria e cumplicidade e que hoje considero uma grande família. Em nome de todos, agradeço ao HCFMB, à Famesp e à Guarda Mirim pela oportunidade e confiança, pois procuramos sempre executar o trabalho com qualidade e responsabilidade”, finaliza.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HC | FMB