Reconhecimento Comunitário a Doadores de Sangue e de Órgãos é entregue na Câmara Municipal de Botucatu

Na noite de segunda-feira, 22, foi realizada, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu, a Cerimônia de Entrega do Diploma “Reconhecimento Comunitário aos Doadores de Sangue e de Órgãos”.

O ato obedece à Resolução 329, de 18 de maio de 2004, e homenageia anualmente pessoas indicadas pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) e pelo Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

Neste ano, receberam a honraria: Gilberto Pulquério de Souza (Doador de Plaquetas), Carlos Alberto de Campos (Doador de Sangue), Rafael Antonio Panhoça (Doador Especial de Sangue), Joyce Gabrielle Antonieta Alécio Cavalo (Receptora de Tecido Ocular – Córneas), a família de Cesar Augusto de Arruda Roncari (Doador de Tecido Ocular – Córneas), a família de Amauri José Oliveira (Doador de Múltiplos Órgãos), e a Igreja Universal do Reino de Deus, Instituição Colaboradora.

Homenagens

Participaram da Cerimônia, representando o HCFMB, o Dr. Álvio Isao Shiguematsu, Diretor Técnico do Banco de Tecidos Oculares Humanos; Dr. Cláudio Lucas Miranda, Diretor do Departamento de Apoio à Assistência; Dr. Laércio Martins Stefano, Coordenador do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos, e Andrezza Castro, Gerente do Hemocentro.

Em seu discurso, Dr. Álvio falou sobre a importância da doação de córneas realizada pela família do jovem Cesar A. A. Roncari e relembrou a diferença que o gesto faz na vida de receptores do órgão, como o caso de Joyce Gabrielle A. A. Cavalo, homenageada na cerimônia.

Dr. Cláudio lembrou que, durante a pandemia, os estoques de sangue no Hemocentro caíram significativamente e o momento atual reforça “a importância de retomar as doações de sangue a patamares que tínhamos pré-pandemia”, lembrou.

“Esta é uma atitude muito importante que não pode deixar de existir”, disse Dr. Laércio ao se referir a Cerimônia de Entrega do Diploma “Reconhecimento Comunitário aos Doadores de Sangue e de Órgãos”. Para ele, é fundamental que esforços sejam feitos para que pacientes que aguardam um transplante tenham sobrevida com qualidade de vida.

Mais fotos da homenagem estão disponíveis no Facebook (Câmara Municipal de Botucatu) e no Instagram da Câmara de Botucatu (@camarabotucatu).

Fotos cedidas pela Câmara Municipal de Botucatu