SESMT realiza curso de Mindfulness gratuito no HCFMB

O Serviço de Engenharia e Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com o Grupo e Estudo de Práticas Integrativas (GEPICs) e com o Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) realizará, a partir do dia 17 de março, um curso de Mindfulness gratuito para profissionais da área assistencial da Instituição.

O curso será ministrado pelo Diretor do SESMT do HCFMB, Fabio Suraci Picchiotti, que tem formação profissional em Mindfulness pelo Centro Mente Aberta (UNIFESP), e será oferecido em horário de expediente, com liberação prévia da chefia, em 8 sessões; uma vez por semana, com duração de 1h30, e será gratuito.

O número de vagas é limitado e, nesta primeira etapa, as vagas serão abertas exclusivamente para profissionais da área assistencial ligados diretamente ao paciente, contemplando funcionários, docentes e residentes, visto que a intervenção faz parte de uma pesquisa de Doutorado em Saúde Coletiva da FMB, com o objetivo de avaliar o impacto de Mindfulness na qualidade de vida, empatia e estresse ocupacional dos profissionais de saúde do HCFMB.

A participação neste momento estará condicionada à pesquisa, que envolve o preenchimento de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e dos questionários de pesquisa, antes e após a intervenção.

Se você ainda não conhece Mindfulness e se interessa pelo assunto, haverá uma apresentação no dia 10 de março, às 12h, na sala Drª Kunie, na Patologia, local do curso. As inscrições podem ser feitas pessoalmente no SESMT do HCFMB até o dia 12 de março. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (14) 3811-6155, ramal 23.

Datas:
Turma 1 – Período diurno (terças ou quintas)
Datas: 17, 24 e 31 de março; 07,16, 23 e 30 de abril; 07 de maio
Horário: 12h às 13h30

Turma 2 – Período noturno (quartas)
Datas: 18 e 25 de março; 01, 08, 15, 22 e 29 de abril; 06 de maio
Horário: 19h30 às 21h

Turmas 3 e 4: a partir de maio

Ao final do curso, os participantes com 75% de presença receberão certificado de participação. A formação de novas turmas acontecerá periodicamente, sendo contemplados também os funcionários administrativos do HCFMB.

Sobre o Mindfulness

O Mindfulness, traduzido como atenção ou consciência plena, refere-se à habilidade de
estar no momento presente, com aceitação e curiosidade.

O conjunto de técnicas trazido por esta abordagem é baseado nas tradições contemplativas orientais, através do trabalho do professor da Universidade de Massachussets, John Kabat Zin, iniciado nos anos 70. Inúmeras pesquisas comprovam sua eficácia como terapia complementar em diversas condições clínicas, como estresse, síndrome de Burnout, dor crônica, depressão, dependência de drogas, transtornos ansiosos, entre outros.

Dentre os benefícios proporcionados pela prática regular de Mindfulness, destacam-se o aumento da habilidade de responder de forma adequada a emoções negativas, como ansiedade e depressão, e o aumento da atenção, da empatia e do bem estar subjetivo.