Time de Resposta Rápida treina equipe de Enfermagem do Complexo HC

Durante o último mês de dezembro, o Time de Resposta Rápida (TRR) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou treinamentos presenciais com Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem do Complexo HC, para aperfeiçoar a ativação de códigos do TRR e melhorar a assistência à Parada Cardiorrespiratória (PCR).

Os treinamentos foram aplicados em parceria com os seguintes setores: Diretoria de Assistência, Gerências Médica e de Enfermagem; Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing; Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE) do Departamento de Gestão de Pessoas do HCFMB; Laboratório de Habilidades (LABHAB) e Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp).

Segundo o coordenador do TRR do HCFMB, Dr. Edson Luiz Fávero Jr., o treinamento continuado faz parte das atribuições da equipe. Por conta da pandemia de Covid-19, este processo foi temporariamente interrompido e, agora, foi retomado com todos os cuidados. “Os treinamentos são programados semanalmente, apresentados por um dos médicos do TRR e pelo nosso enfermeiro. Entendemos que as equipes assistenciais das Enfermarias fazem parte do Time e, para isso, devemos compartilhar nosso conhecimento e método de abordagem”.

Respeitando os protocolos sanitários e para melhorar a interatividade e o sucesso de aprendizado, cada turma é composta por 8 profissionais de Enfermagem do HCFMB. Ao todo, duas aulas são apresentadas e os alunos aprendem como e quando ativar o TRR, além de entender como colaborar com o Time durante o atendimento dos códigos.

Para Dr. Edson, estes treinamentos são fundamentais para a existência do TRR. “Não existe TRR sem a equipe que nos aciona e nos ajuda durante os códigos. Durante as aulas, compartilhamos experiências e definimos estratégias para melhorarmos a assistência e, assim, cuidarmos cada vez melhor de nosso paciente”, finaliza.