Treinamento de Liderança Gerencial é realizado com enfermeiros do HCFMB

A Gerência de Enfermagem e o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estão promovendo Treinamento de Liderança Gerencial para os enfermeiros gestores (inclusive seus substitutos imediatos e eventuais) de todos os serviços assistenciais do Hospital, como enfermarias, serviços de diagnóstico e serviços especializados.

O treinamento, realizado no Anfiteatro da Patologia, é conduzido pela diretora do Núcleo de Gestão da Qualidade, Dra. Maria Justina Felippe, com o auxílio da assistente técnica Tatiane B. R. Benvenutto e da enfermeira Maria Zoe T. de Melo. Os enfermeiros estão divididos em duas turmas: a primeira se reuniu nos dias 30 de novembro e 13 de dezembro e a segunda participou do treinamento nos dias 5 e 15 de dezembro. Cada turma terá 5 dias de treinamento, totalizando uma carga horária de 20 horas, distribuídas entre os meses de novembro de 2017 e março de 2018.

As duas turmas estão aprendendo conceitos sobre liderança em enfermagem, liderança organizacional funcional e gerenciamento da liderança, com o auxílio de dinâmicas de grupo, apresentações e partilhas de experiências sobre a realidade de cada área presente.

Turmas de enfermeiros passam por treinamento no Anfiteatro da Patologia

Dra. Justina relatou a importância de se ter no HCFMB uma liderança consolidada, coerente e aberta às mudanças que frequentemente ocorrem. “Liderar serve para que os objetivos alinhados pela Superintendência possam ser atingidos e para que o resultado disso chegue até o nosso ‘cliente’ final, que é o paciente, por meio de um atendimento mais humanizado e eficaz”.

Solange Baptista Motilo, enfermeira da Pediatria, destacou um ponto importante aprendido no curso. “Um dos frutos destes momentos é a implantação da cultura do elogio, da valorização das pessoas pelo trabalho desenvolvido, e isso pode ser bem assimilado ao longo destes dias de treinamento”.

A Gerente de Enfermagem, Bárbara Priscila Nery dos Santos, esteve presente nas duas turmas e ressaltou a todos o ponto fundamental para o êxito de qualquer trabalho: “Acredito que ninguém trabalha sozinho; portanto, para sermos líderes, a palavra ‘nós’ precisa ser usada mais vezes do que a palavra ‘eu’. A parceria da Gerência com a Justina e sua equipe é muito importante, tendo em vista que ela já foi Gerente de Enfermagem durante sete anos no Hospital Estadual Bauru e pode nos ajudar muito”, afirma.

Segundo Dra. Justina, o curso tem sido muito proveitoso na opinião de todos os enfermeiros que fizeram a avaliação final, principalmente nas questões de relacionamento com a equipe e do trabalho de cada um como liderança. Analisando essas opiniões, a Gerência de Enfermagem decidiu que, em breve, serão abertas inscrições para novas turmas.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB