Alunos do Colégio La Salle e escolas estaduais realizam visitas técnicas no HCFMB

Nesta semana, duas turmas de alunos do Ensino Médio de Botucatu realizaram visitas técnicas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), organizadas pelo Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), Departamento de Assistência à Saúde, Núcleo de Relações Externas e Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing.

Acompanhados por profissionais do HC, os alunos puderam conferir o trabalho da Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex), do Hemocentro e do Departamento de Patologia, além de participar de uma apresentação de membros do Time de Resposta Rápida (TRR) do HCFMB no Laboratório de Habilidades, onde aprenderam a fazer uma reanimação cardiopulmonar (RCP) no ritmo da música “Marcha Imperial”, tema da série de filmes “Star Wars – Guerra nas Estrelas”.

A Diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Dr.ª Érika Ortolan, reforçou a importância das visitas. “O Hospital é para todos, deve ser feito por todos e o intuito é se aproximar de todos. Queremos que os alunos tenham uma intimidade com a nossa rotina para que, talvez no futuro, estejam trabalhando com a gente nas mais variadas profissões”, finalizou.

Parceria entre Colégio La Salle e campanha Ilumina HC

Na quarta-feira, 3, os alunos do Ensino Médio do Colégio La Salle, acompanhados dos professores José Luiz (Biologia) e Thiago Pereira (Física) visitaram o HC, dando continuidade às iniciativas realizadas pela escola para a campanha Ilumina HC.

Aluno do 3º ano do Colégio, Rafael de Oliveira Müller quer fazer marketing e gostou muito da visita. “A melhor parte foi a massagem cardíaca, porque é algo muito importante que pode ser feito por qualquer pessoa. Às vezes se pensa que só tem paciente e médico aqui mas, na verdade, há muitos outros profissionais envolvidos”, destacou.

Diretoria de Ensino – Região de Botucatu promove 2º encontro do projeto Doador do Futuro

Com o apoio da Diretoria de Ensino – Região de Botucatu e do Transporte Escolar do município, na quinta-feira, 4, vieram até ao HC estudantes de 11 escolas estaduais da cidade que também participaram, em maio deste ano, do lançamento do projeto Doador do Futuro.

Representando a Dirigente Regional de Ensino de Botucatu, Rosilen​e Aparecida Palugan Vargas, o professor e diretor do Núcleo Pedagógico Lucas da Silva Moreira parabenizou o HCFMB pela iniciativa, que atingiu 15 municípios. “Este projeto proporcionou aos alunos uma nova visão de solidariedade e de companheirismo. Acolhemos com alegria a proposta do HC pensando no novo cidadão do século XXI que queremos formar, mais comprometido com as pessoas”, enfatizou.

“Quero ser pediatra e amei a visita. Gostei bastante da parte da massagem cardíaca, que é muito importante”, disse Paola Martins Pinheiro, aluna do 1º ano da EE Prof. Raymundo Cintra.

Maíra Masiero – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB