HCFMB promove 3º módulo de curso de Endoscopia Terapêutica

Dando continuidade ao curso avançado de Endoscopia Terapêutica, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou, nos dias 28 e 29 de setembro, o terceiro módulo, com o tema “Próteses Endoscópicas”.

O curso é organizado pelo Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), do Centro de Informática Médica (CIMED) do HC, da Diretoria Técnica de Informática (DTI) da FMB e de empresas parceiras.

Este módulo contou com as presenças do diretor da Unidade de Endoscopia do Hospital Leonardo da Vinci (Fortaleza/CE), Dr. Wagner Colaiacovo, e da Dr.ª Aldenir Fresca, consultora de uma empresa médica.

Em nome da Superintendência, a Diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Dr.ª Érika Ortolan, deu as boas-vindas aos profissionais presentes. “É um prazer enorme recebê-los aqui. Tenho certeza que vai ser muito proveitosa esta troca de conhecimentos. Que possamos aprender e fazer mais e melhor em prol do paciente”, disse.

O responsável médico da Endoscopia do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira, agradeceu a todos que contribuíram para o êxito do curso. “Como centro de ensino e treinamento da SOBED, torna-se nossa obrigação também o aprimoramento do ensino com técnicas e tratamentos de excelência. Conciliar este conhecimento com o benefício ao paciente através destes treinamentos é o nosso objetivo”, destacou.

O curso abordou os seguintes temas: Próteses Endoscópicas no trato gastrointestinal e Acessórios Endoscópicos aplicados aos tratamentos de obstruções do trato digestivo. Além da parte teórica, houve também atividades práticas para fixação dos conteúdos abordados. Já na manhã de sábado, o público discutiu casos clínicos, transmitidos ao vivo no auditório do Hemocentro.

O próximo módulo do curso será nos dias 19 e 20 de outubro, com o tema “Principais Urgências/Emergências no Plantão de Endoscopia Digestiva”, e as inscrições serão abertas nos próximos dias. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3811-6160.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB