Centro de Avaliação em Mastologia do HCFMB é denominado “Prof. Emérito Laurival Antônio De Luca”

Na manhã da última quarta-feira, 4, o Anfiteatro da Patologia da FMB “Marcello Fabiano de Franco” recebeu a cerimônia de denominação do setor de mastologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) em Centro de Avaliação em Mastologia – CAM “Prof. Emérito Laurival Antônio De Luca”. O CAM-HCFMB foi fundado pelo Professor Emérito de Ginecologia da FMB na década de 1990. Dr. Laurival fundou o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade em 1971 e faleceu em 21 de setembro de 2008, aos 74 anos.

A mesa da solenidade foi composta pelo superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; pelo Chefe de Gabinete, Dr. José Carlos de Souza Trindade Filho; pela chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB, responsável pelo setor de mastologia do HCFMB, Prof.ª Dr.ª Heloísa Maria De Luca Vespoli; pela professora emérita da FMB, Prof.ª Marilza Vieira Cunha Rudge; e pelo professor titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB, Dr. José Carlos Peraçoli.

Em sua fala, o superintendente Dr. André Balbi destacou a preservação da memória da instituição. “O passado ajuda nas ações do presente e na construção do futuro. É necessário formar pessoas e equipes que ficarão no nosso lugar, porque a Instituição é maior do que nós, e o Dr. Laurival fez isso com muita competência, e a prova é a atual equipe atuante do CAM”.

O Chefe de Gabinete do HCFMB ressaltou que o CAM é um orgulho para a instituição. “Este trabalho dinâmico e eficiente de hoje teve um início, e não devemos nos esquecer de nossos pioneiros, como o Dr. Laurival, que foi um grande profissional. É uma homenagem justa a este excelente médico”.

Dr. Peraçoli afirmou que a preservação da história é fundamental para a continuidade dos legados. “Trago uma memória muito positiva do Dr. Laurival em todos os sentidos. Discutíamos muito com intenso respeito mútuo, e é essa lição que eu trago dele”.

Prof.ª Marilza reforçou a dedicação do homenageado com os seus pacientes. “Dr. Laurival dedicou sua vida a este setor e tinha uma visão de futuro apurada que precisamos herdar. Para mim, é uma satisfação estar aqui nesta homenagem mais do que merecida”.

Prof.ª Dr.ª Heloísa Maria De Luca Vespoli, filha do homenageado, agradeceu a todos pela presença e, num relato emocionado, contou a história do CAM e focou a importância do trabalho multiprofissional e da relação humanizada com os pacientes. “Começamos o Outubro Rosa no HCFMB, mas todos os meses devem trazer esta consciência do combate ao câncer de mama. Apesar do gênio difícil e de ser um profissional exigente, o Laury, como o chamavam carinhosamente, nos deixou dois legados: o amor e a dedicação pelo serviço; e o ensinamento de que devemos cuidar das pacientes e abraçá-las de forma igual, não importando nível econômico, social e cultural”.

Para ilustrar este cuidado, a paciente Benedita Morato do Amaral (conhecida como Tita) recebeu uma homenagem em nome de todas as pessoas que fizeram ou fazem tratamento no CAM-HCFMB. “Quero agradecer o acolhimento de todos. Sempre peço a Jesus que toque na mão de cada profissional, a cada procedimento”. Após os pronunciamentos, todos os presentes participaram do descerramento da placa alusiva à denominação do CAM e a foto em homenagem ao Dr. Laurival.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB