III Simpósio de Farmácia do HCFMB discutiu a atenção integral à saúde do paciente

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveu, no último sábado, 30 de setembro, o III Simpósio de Farmácia, com o tema “Atenção Integral à Saúde do Paciente”. O evento foi organizado pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), Núcleo de Farmácia do HCFMB e Departamento de Enfermagem da FMB.

Público acompanha o III Simpósio de Farmácia

Foram discutidas temáticas atuais e relevantes à esfera profissional, como: Impactos do Envelhecimento nos Serviços de Saúde; Farmácia Clínica; a Interdisciplinaridade da Assistência Farmacêutica e a Promoção da Segurança do Paciente. Além disso, foi realizada uma mesa-redonda, com relatos de experiências de ex-residentes sobre o aprendizado obtido ao longo dos anos e a trajetória de cada um no mercado de trabalho.

Estiveram presentes na abertura do Simpósio o superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; a professora Silvana Molina, chefe do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e tutora dos residentes em Farmácia. Ela representou a professora Maria Helena Borgatto, coordenadora da Residência Multiprofissional e Programa de Saúde do Adulto/Idoso da FMB (que inclui a residência em Farmácia).

Também compuseram a mesa de abertura: Caique Aparecido Faria, coordenador da Comissão Técnica do Conselho Regional de Farmácia (CRF), representando a Drª Mauren Luciana Estevam, diretora da Seccional do CRF de Avaré; e também Adriano dos Santos, coordenador do Núcleo de Farmácia do HCFMB.

“Atenção Integral à Saúde do Paciente” foi o tema
do Simpósio

“Fico muito feliz, pois o Hospital, além de promover um evento que discutiu a atenção integral ao paciente, também estimulou uma reflexão sobre ações que visam a melhora da assistência hospitalar”, destacou Dr. André Balbi. O superintendente do HCFMB aproveitou para enaltecer a atuação do coordenador do Núcleo de Farmácia pelo trabalho que tem desenvolvido nesse setor.

Professora Silvana Molina, que representou a coordenadora da Residência Multiprofissional e Programa de Saúde do Adulto/Idoso da FMB, também comentou sobre a parceria com o Núcleo de Farmácia do HCFMB. “Dr. André tem o privilégio de ter um coordenador na Farmácia do HC que é muito atuante, sempre preocupado com os residentes dessa área e disposto a oferecer todas as oportunidades que um profissional dessa área pode ter em um hospital complexo como é o HC. Então, ele está bem assessorado”, colocou.

Adriano dos Santos, ao fazer uso da palavra, observou que o Simpósio marcou o início da última etapa da formação de mais uma turma de residentes em farmácia. “Foram muitas conquistas, entre elas, a implantação da modalidade aprimoramento em farmácia hospitalar, que foi um grande avanço. A equipe toda do Núcleo está de parabéns pelo trabalho e apoio, bem como o Departamento de Enfermagem”, declarou o coordenador do Núcleo de Farmácia do HCFMB.

Programação – A primeira palestra do dia abordou o tema “Impactos do Envelhecimento nos Serviços de Saúde”, ministrada por Marcelo Piovezan, gerontólogo e mestrando no Programa de Fisiopatologia em Clínica Médica pela FMB/Unesp.

Ainda pela manhã, foi realizada a palestra: “A interdisciplinaridade da Assistência Farmacêutica e Promoção da Segurança do Paciente”, apresentada por Julieta Ueta, professora associada do Departamento de Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP e pós-doutoranda no National Institutes of Health-NIH Bethesda, MD USA.

Após o almoço, Cássio Massashi Mancio falou sobre “Farmácia Clínica” e em seguida foi realizada a mesa-redonda: Residência Multiprofissional Programa Saúde do Adulto Idoso “Relato de Experiências”.

O público-alvo do evento compreendeu: Farmacêuticos, Residentes em Farmácia, alunos de Graduação, Pós-Graduação e Profissionais na área da Saúde.

Leandro Rocha

Assessoria de Imprensa do HCFMB via 4toques comunicação