Complexo HC celebra Semana da Enfermagem

Celebrar e valorizar a arte de cuidar de muitas vidas, com dedicação, carinho e responsabilidade. Este foi o objetivo das comemorações da 38ª Semana da Enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), realizadas durante toda a semana no Complexo HC.

As celebrações tiveram o seu início ao longo de toda a quarta-feira, 11 de maio, no Salão Nobre da FMB. Com o tema “Para se comunicar, não basta falar: a empatia na comunicação”, as atividades foram organizadas pela Gerência de Enfermagem do Complexo HC, com o apoio do Departamento de Enfermagem da FMB, do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) e da Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB.

Durante a manhã, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem puderam investir por volta de 30 minutos de seu tempo para participar de atividades de bem-estar, oferecidas em parceria com colaboradores do HCFMB e com o SENAC Botucatu. Divididos em turmas, os participantes passaram por sessões de cuidados faciais e de auriculoterapia, um ramo da acupuntura pertencente à Medicina Tradicional Chinesa, que contribui para o diagnóstico e tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios.

A violoncelista Renata Cristina da Silva Ortiz de Villate, integrante da Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (OFIBB), fez uma apresentação musical com grandes temas instrumentais para homenagear os profissionais.

Abrindo as atividades do período da tarde, o evento contou com a presença do Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; da Diretora de Assistência à Saúde, Dr.ª Erika Ortolan; da Gerente de Enfermagem do HCFMB, Enf.ª Darlene Bravim Cerqueira, e da Chefe do Departamento de Enfermagem da FMB, Prof.ª Dr.ª Marla Andreia Garcia de Avila.

Prof.ª Marla aponta a importância da parceria entre a FMB e o Hospital na formação dos futuros Enfermeiros. “Sou grata pela oportunidade de estarmos aqui nesta tarde e de preservar a realização de nossas atividades em meio à pandemia, com o esforço da Direção do Hospital em manter as portas sempre abertas, com toda a segurança, para a formação dos futuros profissionais. O dia de hoje tem muitos significados e temos que ressaltar sempre a importância da Enfermagem”.

Dr.ª Erika destacou os esforços da Assistência para valorizar, cada vez mais, a Enfermagem, relacionando o tema da Semana à campanha 3 Regras de Ouro, com a valorização de habilidades interpessoais durante a rotina de trabalho. Durante a pandemia, todos os olhares se voltaram para a Enfermagem e foi reconhecida, de forma mais intensa, a importância de cada profissional. Em nome da Assistência e dos pacientes, deixo o meu agradecimento por tudo que vocês têm feito pelo nosso HC”.

Já o Superintendente valorizou o empenho de toda a equipe de Enfermagem do Complexo HC. “Cada profissional desempenhou um papel muito importante, sendo heróis e heroínas nesta pandemia, com coragem e dedicação diárias para dar suporte para a excelência do atendimento ao paciente. O HCFMB precisa da força, resistência e da resiliência de cada um de vocês”.

Na sequência, o público presente acompanhou a palestra “Comunicação, empatia e compaixão”, ministrada pelo enfermeiro Thiago da Silva Domingos, Doutor em Enfermagem pela FMB e, atualmente, professor na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). “Acredito que a Enfermagem é uma profissão que tem, como natureza, uma identificação forte com as relações. Partindo disso, a intenção é conversar um pouco sobre a comunicação no âmbito da Saúde, em especial após este momento de isolamento social, e a sua interface com a empatia e a compaixão. Fico feliz de retornar a esta casa que tanto me acolheu e devolver um pouco do que eu aprendi”.

Encerrando as atividades do dia, houve o sorteio de brindes gentilmente cedidos pelos seguintes parceiros: Barbearia Cabra-Macho, Bartoli Panificadora e Confeitaria, Casa de Carnes Dubom, Drogal, Farmácia Santo Remédio, Fazzio Cabeleireiros, LavAuto Car Service, Liris Collection, McDonald’s Botucatu, Mirone Registro de Marca, Pizza Frita Tasty, Restaurante Rúbião Jr., Rielli’s Cabeleireiro, Roder’s Turismo e Skimell Sorveteria.

“Agradeço imensamente a todos os profissionais da Enfermagem pela dedicação e comprometimento, principalmente nos últimos anos. Cada minuto deste evento foi organizado com carinho para comemorar esta data que é muito importante”, finalizou Darlene.

Hospital Estadual Botucatu realiza atividades para celebrar Semana da Enfermagem

Para homenagear e valorizar os profissionais da área da Enfermagem, nos dias 12 e 13 de maio, o Hospital Estadual Botucatu (HEBo), com o apoio do NUCADE, promoveu uma palestra com o tema “A importância da espiritualidade na prática e na vida do profissional de Saúde”, com a condução do médico assistente do Serviço de Cuidados Paliativos do HCFMB, Dr. Luis Gustavo Langoni Mariotti. “Com o apoio da Superintendência, da Diretoria do HEBo e parceiros foi possível agradecer, de forma concreta, a dedicação intensa dos profissionais de Enfermagem. Assim, finalizamos a semana repletos de gratidão”, afirma Bárbara P. Nery, Gerente de Enfermagem do HEBo.

Além das palestras, houve sessões de reflexologia concedidas pelo SENAC Botucatu e foram entregues diversos brindes aos profissionais, gentilmente cedidos pelos seguintes parceiros: 9due8- Restaurante, Adora Odore, A granel, Airton Sport, Alsofer Hair Studio, ASU, Bella Paris, Bruna Semi Joias, Café Avenida, Café Mariazinha, Camila Couto, Cookies Cheers, Cuesta Saladas, Das G Plus, Doceira – Doce Irmãs, Du-Pomar, Estética Ana Beatriz, Fogo e Farinha, Flora Pura, JC Estética, Kate Artes, Kopenhagen, Loja Dom, Loja Nitabella, Malhas e Cia, Mariana Martins Beauty, Morana, Nanda Papelaria, Nil Cabeleireiro, O Boticário, Oficina Moda Modinha, Panda Supermercado, Restaurante Casa do Líbano, Restaurante Chikas, Restaurante Ragu, Restaurante Vinte e Dois, Salão Carol Rubio, Salão de beleza – Andréia Almeida, Salão de beleza – Fernanda Joly, Salão de beleza – Karina Souza, Salão Espaço Cham Ville, Siluet Boutique, Simone Marmita fitness, Varanda Popoto, Vitallis e Zé do Queijo.

Alguns brindes também foram entregues no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD).