Escola de Educação em Saúde do HCFMB realiza Aula Inaugural da Especialização em Cuidados na Área de Álcool e Outras Drogas

Na sexta-feira, 15, aconteceu a Aula Inaugural da Especialização em Cuidados na Área de Álcool e Outras Drogas, promovida pela Escola de Educação em Saúde (EES) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). A vice-diretora da EES, professora Cátia Fonseca deu as boas-vindas aos alunos e em seguida, o coordenador da capacitação, professor José Manoel Bertolote deu início ao conteúdo programático.

A Especialização, que é destinada à capacitação de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, teve o período de inscrições prorrogado até o dia 18 de abril de 2024. Aqueles que se inscreverem até esta data, não perderão o conteúdo das aulas já ministradas. A capacitação terá duração de 15 meses.

Para o diretor da EES, Prof Titular André Balbi, o início deste curso mostra que, apesar das dificuldades, houve vitórias importantes. “Estamos vencendo etapas que nos possibilitarão termos uma grande experiência na arte de  ensinar saúde, sempre contando  com nossos parceiros institucionais: FMB , HCFMB e Famesp. Fico muito satisfeito por contar com o Prof Bertolote e nossa equipe que nos trazem a segurança necessária para que mais cursos como este possam acontecer em breve, finalizou ele.

Professora Cátia lembrou que a EES foi criada com o objetivo de proporcionar cursos de especialização e aperfeiçoamento para os profissionais das redes de saúde de Botucatu e região. “Este é o primeiro grande curso da Escola, que nos proporcionou o cadastramento junto ao Conselho Estadual de Educação. Estamos felizes em iniciar essa trajetória oficialmente”, destacou.

Professor Bertolote relembrou que a ideia do curso nasceu há cinco anos e houve várias tentativas de realizar a especialização em diferentes lugares, mas nunca avançou. “Até que foi criada a Escola de Educação em Saúde e com ela veio a possibilidade de realizarmos o curso. Por isso, sou muito grato!”, destacou. “O curso, quando foi pensado, era destinado a 10 categorias profissionais, mas se mostrou inviável. Por isso, hoje, esta capacitação é oferecida a 5 categorias profissionais e é o primeiro curso do Brasil, presencial, com aulas à distância, com estágio supervisionado por representantes de cada categoria profissional”, acrescentou.

A enfermeira Nilza Martins Ravazoli Brito, coordenadora do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (Sarad) de Botucatu, conta que se inscreveu na especialização com o objetivo de se qualificar para oferecer uma assistência de melhor qualidade aos pacientes. “A minha expectativa é de que haja uma troca entre os participantes, com muito aprendizado, para atendermos os pacientes dependentes químicos, que é uma doença bastante grave e alvo de muito preconceito”, declarou.

Sobre a EES

Estudantes de Graduação, profissionais com Ensino Superior e egressos dos Ensinos Médio e Técnico interessados em ampliar seus horizontes na área da saúde, podem aprofundar os seus conhecimentos na EES, a partir de uma grande variedade de cursos.

Instituída em fevereiro de 2022 e credenciada oficialmente em maio do ano seguinte pela Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, a Escola destaca-se pela excelência acadêmica já consolidada ao longo de décadas no Complexo HCFMB e na FMB/Unesp, contando com o suporte administrativo da Famesp.

O corpo docente, composto por renomados e competentes profissionais, reconhecidos nacional e internacionalmente, aliado à relevância da FMB e HCFMB como instituições públicas para o ensino e à assistência no SUS na região, e às oportunidades que surgirão aos alunos após a conclusão dos cursos, são pontos que reforçam o compromisso da EES.

Conheça outros cursos com inscrições abertas no site: www.ees.org.br/cursos-marco-2024/

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (14) 3881-4804 ou pelo e-mail ees@famesp.org.br