Novo sistema: pacientes serão lembrados, por SMS, sobre dia da consulta

Os pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) agora serão lembrados com uma semana de antecedência, por mensagens de celular (SMS), o dia para quando esta agendada sua consulta médica e poderão confirmar se irão ou não comparecer. Criada pelo funcionário do HCFMB , Eduardo Fernando de Oliveira, a nova tecnologia está em fase de teste e em breve estará disponível .

Por dia, aproximadamente 1.200 pacientes serão avisados sobre o agendamento e receberão duas mensagens. Em uma delas o usuário deve responder sim ou não. Em caso negativo, a equipe do agendamento entrará em contato para confirmar a desistência e assim agendarão outro paciente para a consulta.

Esse sistema também será usado no Hemocentro do HCFMB, lembrando e pedindo para os doadores de sangue comparecerem ao local para fazer sua doação.

Para o criador do sistema, Eduardo Fernando de Oliveira, é uma satisfação ver que sua ideia ajudará muitos pacientes. “Estou muito contente, espero que o sistema ajude muitas pessoas. Meu objetivo é poder facilitar a vida dos pacientes e diminuir o número de faltas nas consultas. Também vamos ajudar a salvar muitas vidas e incentivar a doação de sangue”, relata.

A ideia de avisar os pacientes surgiu quando Oliveira observou sua filha mandando mensagem de celular para amigos e pensou que essa tecnologia seria uma boa opção para avisar os pacientes das consultas, que na maioria das vezes são agendadas com muita antecedência e algumas pessoas acabam esquecendo a data.

O sistema começou a ser desenvolvido no final do ano de 2013 e desde outubro funcionários e alguns pacientes estão recebendo experimentalmente os SMS’s. Foi o caso da dona de casa Daniela da Silva, (37), que recebeu a mensagem confirmando a consulta. “Foi ótimo receber a mensagem. É importante ser lembrado antes da consulta, assim nos programamos e não faltamos”, afirma.

Segundo o diretor do núcleo de agendamento do HCFMB, Valter Aparecido Tanzi, a intenção do sistema é informar o paciente e reduzir o número de faltosos.

“Os SMS’s serão enviados a título de informação com uma semana de antecedência para avisar os pacientes sobre a consulta. Caso haja desistência, poderemos agendar outro paciente para a vaga e assim diminuir o grande número de faltas registradas”, conclui.

Atualmente, os pacientes que estão agendando as consultas são informados sobre o aviso que irão receber pelo celular, lembrando o dia da consulta. Por isso, é importante as pessoas sempre atualizarem os dados de seu cadastro. Vale lembrar que se o paciente cadastrar três números diferentes de celular a mensagem será enviada para todos.