Prefeitura de Botucatu e HCFMB inauguram Brinquedoteca no Pronto-Socorro Pediátrico

No contexto hospitalar, o brincar pode ser usado como uma ferramenta terapêutica, proporcionando à criança um espaço lúdico para minimizar seu sofrimento e sua ansiedade na espera do atendimento médico. Pensando nisso, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a Prefeitura de Botucatu investiram na montagem de uma Brinquedoteca no Pronto-Socorro Pediátrico que funciona nas dependências do Hospital do Bairro, na região Norte da Cidade.

A inauguração desse novo espaço acontecerá na segunda-feira (26), às 10 horas, com as presenças de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Botucatu, João Cury Neto e o superintendente do HCFMB, Dr. Emílio Carlos Curcelli.  A programação se estenderá até às 15 horas com diversas atrações na área externa do Pronto Socorro: palhaços, mágico, Doutores da Alegria, distribuição de pipoca e algodão doce. Não haverá interferência na rotina de atendimentos na unidade.

Através de recursos lúdicos, esse projeto proporcionará brincadeiras e jogos para as crianças; com objetivo de valorizar o ato de brincar; preservar a saúde emocional da criança e do adolescente e amenizar o tempo de espera por atendimento. O projeto de recreação do Pronto-Socorro Pediátrico foi elaborado por uma equipe técnica formada por Cristiane Mello, Elaine Joaquim, Keyth Vital, Laura Vieira e Silvia Eduara Kennerly.

Inicialmente, a Brinquedoteca funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 23 horas, com recreacionistas especializadas e utilização de metodologias de brinquedoterapia educativa para as crianças em atendimento e em observação no Pronto Socorro Pediátrico.

Rotina diária da Brinquedoteca

07h00 – 10h00: Trabalhos manuais diversos

10h00 – 11h00: Contação de histórias

11h00 – 13h00: Jogos e brincadeiras dirigidas

13h00 – 16h00: Trabalhos manuais diversos

16h00 – 17h00: Contação de histórias

17h00 – 19h00: Jogos e brincadeiras dirigidas

19h00 – 21h00: Trabalhos manuais diversos

21h00 – 22h00: Contação de histórias

22h00 – 23h00: Jogos e brincadeiras dirigidas

Serviço:

Inauguração da Brinquedoteca do PS Pediátrico

26 de Outubro (segunda-feira) – 10 horas

Pronto Socorro Pediátrico “Prof. Dr. Antonio de Pádua Campana”

Praça Alexandre Fleming, 11 – Vila dos Lavradores – Botucatu/SP