HCFMB, FMB|Unesp e Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu criam o Programa “INSPIRE Saúde Respiratória”

Pesquisadores do Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, lançaram o Programa “INSPIRE Saúde Respiratória”, iniciativa que visa rastrear, informar, monitorar e educar pessoas que apresentem ou possam apresentar problemas respiratórios, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e o Câncer de Pulmão.

De acordo com a médica pneumologista do HCFMB e coordenadora da iniciativa, Drª. Suzana Tanni, o Programa contempla diferentes vertentes de trabalho, como educação, identificação, tratamento, assistência, monitoramento e seguimento de pacientes. “Nossa assistência sempre visou oferecer a melhor qualidade de saúde para todos”, lembra.

Como funciona

O projeto consiste em oferecer assistência à saúde respiratória para a população botucatuense, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade sócio-econômica com maior dificuldade em ter acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). “O Programa já está implantado para o rastreio de pessoas que vivem com DPOC e o câncer de pulmão para, precocemente, receberem a melhor assistência à saúde, e assim, melhor controle da doença”, explica a médica pneumologista.

Drª Suzana Tanni, médica pneumologista do HCFMB

Drª Suzana salienta que o Programa também abrange avaliação de comorbidades não respiratórias, reabilitação, monitoramento e disseminação de conhecimento. “A qualidade da saúde respiratória das pessoas é o foco da atuação da iniciativa”, frisa.

Os pacientes identificados terão acompanhamento de, no mínimo, dois anos. Este período pode ser estendido dependendo de cada caso. “Às vezes, pequenas ações são eficientes e possuem um grande impacto econômico”, pontua a especialista.

Para atingir essa finalidade, um grupo multiprofissional e interdisciplinar do HCFMB e da FMB|Unesp, formado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, irá a campo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e em áreas longínquas da região central, para identificar indivíduos com problemas respiratórios e pessoas que não têm queixas respiratórias, mas que podem vir a desenvolver.

Origem do Programa

Prevenção e cuidados com a população foram os fatores cruciais para o desenvolvimento da iniciativa. “As instituições precisam trazer ações à sociedade, para capacitação, prevenção e cuidados, pois isto reflete diretamente na demanda que a população possa vir a ter. Faremos interface com os profissionais da rede primária, com o fornecimento de programas de educação continuada e monitoramento. Assim, o município poderá executar planejamento efetivo para o controle de doenças respiratórias agudas e crônicas”  explica Drª. Suzana.

O Programa também envolve alunos de Iniciação Científica e de Pós-Graduação para que sejam mensurados os resultados dos diversos trabalhos científicos vinculados ao projeto. “Quanto melhor estiver assistida à população, menor custo será gerado para a saúde”, finaliza Drª. Suzana.

Serviço:

Para mais informações e ser um voluntário para acompanhamento clínico, envie uma mensagem pelo WhatsApp do Serviço de Pneumologia do HCFMB: (14) 9 9756-4525.

Parte da equipe do HCFMB e FMB|Unesp responsável pelo Projeto