HCFMB recebe o Implanon NXT, método contraceptivo mais eficaz do mundo

Um projeto do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi contemplado em um edital do Ministério Público Federal (MPF) de Bauru que teve o objetivo de destinar parte do saldo disponível na conta judicial do Órgão para compra de 600 unidades de Implanon NXT, considerado, atualmente, o método contraceptivo de longa duração mais eficaz.

Drª. Vera Therezinha Medeiros Borges

A conquista é fruto de um trabalho produzido pela médica ginecologista do Hospital e professora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), Drª. Vera Therezinha Medeiros Borges. O anticoncepcional está disponível às mulheres de todas as idades e está sendo inserido pelas profissionais de saúde do HCFMB no Ambulatório e Maternidade.

Aquisição semelhante ocorreu no início de 2022 quando a responsável pelo Ambulatório de Planejamento Familiar do HCFMB, Drª. Flávia Bueloni Dias, teve projeto selecionado para receber recursos de emenda parlamentar da Deputada Federal Tabata Amaral. Na ocasião, foram adquiridas 500 unidades do Implanon NXT, que foram distribuídas para adolescentes de até 19 anos.

Como funciona

Liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), esse implante hormonal é plástico, em formato de bastão e contém etonogestrel, um hormônio que regula a gravidez e é liberado continuamente em doses pequenas.

O Implanon NXT pode ser utilizado pelo período de até três anos, porém quem desejar poderá retirar a qualquer momento. A inserção é feita com anestesia local, logo abaixo da pele, na parte superior do braço. Em cerca de oito horas os níveis sanguíneos do hormônio já alcançam concentrações suficientes para inibir a ovulação.

Vantagens e desvantagens do método

O medicamento é muito pouco contraindicado. Trata-se de um contraceptivo reversível de longa ação, que é mais eficaz que os métodos definitivos, que são a laqueadura e a vasectomia. Em virtude de o dispositivo não possuir estrogênio, o Implanon NXT pode ser inserido em uma grande quantidade de mulheres.

Drª. Flávia Bueloni Dias

Segundo a responsável pelo Ambulatório de Planejamento Familiar do HCFMB, há uma desvantagem em relação ao método. “Não conseguimos prever o padrão de sangramento que as pacientes terão”, frisa Drª. Flávia.

Os dados apontam que aproximadamente 80% das mulheres que utilizam o Implanon NXT se adaptam bem ao longo de um ano, porém o restante “pode apresentar algum tipo de sangramento que não seja tão desejável”, explica a médica. Nestes casos, há possibilidade de utilizar algum medicamento para resolução do problema ou proceder com a retirada do dispositivo.

Atendimento ambulatorial

O HCFMB trabalha com atendimento referenciado, ou seja, apenas por encaminhamento. Para consultas no Ambulatório de Ginecologia / Obstetrícia, é necessário passar pela Unidade Básica (UBS) mais próxima de sua residência e solicitar um encaminhamento para a triagem de acordo com a análise realizada pelo médico.