HCFMB inaugura novas instalações do Núcleo Interno de Regulação (NIR)

Na sexta-feira, 27, foi realizada a solenidade de inauguração oficial das novas instalações do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), estrutura importante que otimiza a rotina dos servidores que atuam na linha de frente da assistência hospitalar.

O evento contou com a presença de dirigentes do HCFMB e da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), além de servidores das equipes diretamente ligadas aos projetos.

Discursos

O Coordenador do NIR e a Gerente de Relacionamento e Internação, enfermeiros Luiz Alberto de Souza Morais e Janaína Cristina Celestino Ramos, respectivamente, fizeram agradecimentos aos gestores e à própria equipe pelo apoio que recebem na condução das funções da área. Para eles, o trabalho em equipe faz a diferença na busca da excelência da assistência hospitalar.

A Diretora de Assistência à Saúde, Drª. Silke Anna Theresa Weber, também ressaltou a importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento do NIR. “Vocês têm crescido muito em parceria com a Assistência e a Superintendência”, disse.
A Dirigente ressaltou ainda que o NIR do HCFMB é uma referência para outros serviços hospitalares do Estado.

Para o Chefe de Gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, o novo espaço permite a otimização da organização da assistência hospitalar. “O trabalho de vocês é excelente. Sem dúvida nenhuma, vocês merecem estar num lugar como este para fazer esse trabalho árduo que vocês fazem, oferecendo muito dinamismo ao nosso HCFMB”, ressaltou.

Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, em seu discurso no NIR

“Esta estrutura que vocês têm aqui hoje foi conquistada. É uma conquista fruto de um trabalho coletivo importante de organização do Hospital”, frisou o Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi. Para ele, o papel do NIR é fundamental para o desenvolvimento da assistência hospitalar. “Se não fosse o NIR, no modelo que existe hoje, o HCFMB teria muito menos leitos ocupados”, finalizou.

Novo espaço do NIR

Sobre o NIR

o NIR funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana, com uma equipe presencial de enfermeiros, técnicos administrativos e médicos. Estes profissionais se revezam, em esquema de escala, em cinco frentes de trabalho:

Regulação Interna: Regulação das internações em leitos de enfermaria com caráter de urgência e internações programadas, acompanhamento da Comissão de Altas;

Regulação Externa: Regulação e interface com a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) e o Complexo HC, Contra Referências / Referências de pacientes e assessoria ao corpo clínico sobre pactuações junto à Diretoria Regional de Saúde (DRS VI);

Gestão de Fluxo do Pronto-Socorro Referenciado: operacionalização das atividades de internação dos pacientes da urgência junto às enfermarias, interface entre Regulação Interna e Externa com o PSR, organização do fluxo de encaminhamentos dos Prontos Socorros Externos ao HC; dados estatísticos e diagnósticos em tempo real da situação do PSR, para possíveis intervenções da Coordenação e Diretoria Clínica;

Gestão de Fluxo do Pronto Socorro Adulto: interface entre PSA e Unidade Básica de Saúde, orientação de fluxo aos pacientes e corpo clínico pós-atendimento médico, Contra Referência / Referência junto aos municípios, dados estatísticos e diagnósticos em tempo real da situação do PSA, para possíveis intervenções da Coordenação e Diretoria Clinica;

. Gestão de Fluxo do Hospital Estadual de Botucatu (HEBo) e Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD): interface entre o HEBo / SARAD e o HCFMB, orientação de fluxo aos pacientes e corpo clínico, Contra Referência / Referência junto aos serviços de Saúde Municipais e Estaduais, dados estatísticos e diagnósticos em tempo real da situação das unidades, para possíveis intervenções da Coordenação e Diretoria Clínica.

Profissionais de diferentes setores do HCFMB acompanharam inauguração oficial das novas instalações