HCFMB participa de campanha educativa de trânsito do campus da UNESP

“O Trânsito só muda quando a gente muda.” É com esse tema que o câmpus da Unesp de Botucatu, em Rubião Júnior, promove, de 2 a 6 de março, uma campanha educativa para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância do respeito à vida e ao espaço de cada um deles no trânsito, reduzindo, dentre outros, o risco de atropelamentos. Para se ter uma ideia, cerca de 7 mil veículos circulam pelo câmpus e estatísticas apontam que, no ano de 2014, 52 acidentes foram registrados nas rodovias que dão acesso à Unesp (Domingos Sartori e Antônio Butignolli), uma média de praticamente 1 por semana.

Segundo Michelle Oliveira Pinto da Silva, Técnica de Segurança do Trabalho do SESMT do Hospital das Clínicas, a ideia de realizar a campanha surgiu a partir da preocupação com a interferência do trânsito na vida das pessoas. Michelle relembra ainda que, em meados de 2013, o câmpus realizou a mesa redonda “O Trânsito da Vida” dando início, em parceria com a SEMUTRAN Botucatu, a este programa de conscientização e educação.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte (SEMUTRAN) de Botucatu, as iniciativas dessa semana são promovidas pelas CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e SESMTs (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) do campus de Botucatu – Rubião Junior – AG (Administração Geral), da FMB (Faculdade de Medicina de Botucatu), da FMVZ (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia), da IB (Instituto de Biociências), Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) e HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu).

A panfletagem e o posicionamento de faixas serão realizados em três lugares estratégicos: em frente ao prédio administrativo da Faculdade de Medicina, nas proximidades da Casa do Servidor e da Central de Aulas do Instituto de Biociências, além da colocação de faixas na portaria principal do câmpus. Outras atividades também fazem parte da programação da campanha, como a distribuição de panfletos com orientações, que integrará o kit de boas-vindas entregue aos calouros dos cursos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu, além de palestras para os novos médicos residentes e aprimorandos.

Os bloqueios educativos acontecerão, ao mesmo tempo, em todos os pontos estratégicos citados, como ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 02 de março, das 7h30 às 9h00. Nos demais dias desta semana, outros horários serão contemplados com esta intervenção:

3ª feira (3/3) – 11 horas às 12h30

4ª feira (4/3) – 16h30 às 18 horas