HCFMB produz módulo online com aulas sobre Segurança do Paciente

A partir deste mês, o Departamento de Auditoria e Informações em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lança o Módulo de Segurança do Paciente, para os alunos dos Cursos de Especialização na Área da Saúde e de Residência Médica e Multiprofissional.

De acordo com a enfermeira Márcia Cercal Fernandes, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente e Hospital Sentinela, pertencente ao Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, o módulo apresentará, dentre outros tópicos, a história da Segurança do Paciente, as 6 metas estipuladas pelo Ministério da Saúde em concordância com a Organização Mundial de Saúde (OMS), além do fluxo de notificação de eventos adversos e de reação adversa de medicamento. “O conhecimento desses princípios contribuirá para tornar os profissionais mais atentos às barreiras de segurança, bem como mais conscientes e colaborativos com a notificação de eventos adversos”.

O módulo será ministrado no formato EAD dentro da disciplina Práticas Hospitalares, organizada anualmente com o apoio do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), mas este não é a primeira experiência online do Núcleo. “Já realizamos o treinamento dos Protocolos de Identificação do Paciente e de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicação por esta metodologia. Pudemos conculuir que o ensino online é muito apropriado para a apresentação dos protocolos que não envolvam o desenvolvimento de técnicas com necessidade de treinamento prático”, completa Márcia.

A Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Patrícia Guarnieri Frazão, aponta que a Segurança do Paciente é um assunto muito importante para o Hospital e está intimamente ligado à assistência de qualidade. “É indispensável que os profissionais que iniciam um período de aprendizado no Complexo HC conheçam o assunto e quais as ações a serem adotadas quando houver ocorrências. Pretendemos continuar explorando o EAD para ampliar a divulgação de conceitos importantes a toda comunidade hospitalar”, finaliza.