Otimização em prol da assistência – Sistema UpToDate é incorporado ao Sistema MV no HCFMB

Imagem ilustrativa | Freepik

Atualização constante, intercâmbio de conhecimentos, agilidade na tomada de decisões e aperfeiçoamento na assistência ao paciente. Estes são alguns dos benefícios que os servidores assistenciais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) poderão usufruir a partir deste ano, com a integração do sistema eletrônico de informação médica UpToDate ao Sistema Hospitalar MV.

O UpToDate foi criado há 25 anos para responder a questões básicas da prática clínica, conforme os princípios da Medicina Baseada em Evidências, sendo utilizada por mais de 38 mil instituições médicas em 191 países, com aproximadamente 12 mil tópicos atualizados de 25 especialidades. A consulta de 7 mil medicamentos e de 200 calculadoras médicas também estão disponíveis na plataforma.

A integração dos dois sistemas foi formalizada no início de 2022, em uma parceria do HCFMB com a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp) e a Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB | Unesp). “Houve um período de testes no final de 2020, com um considerável acesso dos usuários. Após o término do processo de tramitação de plataforma, o contrato foi assinado em dezembro”, afirma Flávia Maria Bastos, coordenadora da CGB | Unesp.

De acordo com a vice-diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), Profª Titular Jacqueline Costa Teixeira Caramori, a plataforma foi apresentada à instituição, pela primeira vez, em 2011. “Em vários países, observamos estudos que apontam uma aceleração do tratamento dos pacientes em 50%, com a utilização da plataforma. Isto mostra a importância desta ferramenta para aperfeiçoar o atendimento e agilizar o intercâmbio de informações, e motivamos o uso freqüente da plataforma, pois o impacto na rotina hospitalar é considerável”.

Aplicação no HCFMB

Diversos setores do Hospital também auxiliaram para a implantação do UpToDate no HCFMB, como a Gerência de Tecnologia da Informação (CIMED), que disponibilizou um manual na tela inicial do Sistema MV, explicando sobre o cadastro e a utilização da plataforma.

“Qualquer servidor pode acessar, nos computadores da instituição ou mesmo em seus aparelhos eletrônicos pessoais, uma base gigantesca de artigos científicos. Trabalhamos com as empresas para proporcionar a integração da plataforma dentro do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), de forma que, ao homologar o primeiro acesso no UpToDate, nas demais entradas via PEP não será necessário informar login e senha, pois o PEP se encarregará de validar automaticamente e renovar o acesso por mais três meses”, aponta Rodolfo Cristiano Serafim, analista de sistemas do CIMED.

Visualização de uma das páginas do Manual sobre a plataforma UpToDate

Já o Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB ficará responsável por aplicar os treinamentos de utilização da plataforma aos médicos e à equipe multidisciplinar do Hospital, sob a condução do Núcleo de Eventos Científicos, com emissão de certificado. “Diversos links importantes também serão disponibilizados para o profissional acessar e aproveitar ao máximo a plataforma. Além do DGAA, a Biblioteca do Câmpus e o NEAD da FMB estarão promovendo o treinamento da base de dados UpToDate, voltado para acadêmicos da área da Saúde”, descreve Juliana Machado Rúgolo, Diretora do DGAA.

O Chefe de Gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, aponta que o UpToDate é um anseio antigo da comunidade acadêmica da UNESP e que agora também esta disponível para todo o corpo clínico e técnico. “Particularmente, já tenho utilizado a plataforma para atualização e durante discussões de casos com os alunos do internato e residentes da Urologia, em que podemos avaliar nossas práticas e condutas frente a protocolos clínicos de outras Instituições e sociedades médicas. Essa tão importante aquisição é fruto do empenho pessoal da Direção da FMB, com o apoio da Reitoria da Unesp, e acredito que o uso do UpToDate será importante para o aperfeiçoamento da assistência aos pacientes”, finalizou.