Projeto de telemonitoramento do HCFMB recebe doação de celulares

Neste mês de agosto, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) recebeu a doação de três aparelhos celulares, repassados ao Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) para auxiliar o projeto de telemonitoramento dos pacientes, implantado no início da pandemia da Covid-19.

No último mês de abril, o HCFMB realizou seus primeiros procedimentos de telemonitoramento, em uma parceria entre o Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), o Centro de Informática Médica (CIMED) do Hospital e a disciplina de Pneumologia do Departamento de Clínica Médica da FMB. “Este suporte recebido garante a acessibilidade de contato aos pacientes que já são acompanhados pela Instituição”, relata Dr.ª Suzana Erico Tanni, vice-chefe da disciplina de Pneumologia e uma das responsáveis pelo procedimento. A doação foi realizada pela companhia farmacêutica GlaxoSimthKline (GSK).

Nesta modalidade de atendimento, não são feitas condutas médicas, que serão retomadas apenas quando o paciente vier para a consulta agendada. Por isso, é importante que os pacientes mantenham atualizados seus cadastros junto ao Setor de Agendamento para receberem as informações por SMS de como realizar os procedimentos.