“Pioneiros do HCFMB”: evento celebra personagens que marcaram a história da instituição

Fotos: Eliete Soares

Encontros, reencontros e muitas histórias reunidas em um mesmo lugar, eternizando o sentimento mais nobre que pode existir: a gratidão.

A tarde da última quinta-feira, 26, foi repleta de emoção e de memórias no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). O evento “Pioneiros do HCFMB” homenageou personalidades que contribuíram para o crescimento e a evolução do Hospital ao longo destes mais de 55 anos de história.

Realizado no Salão Nobre da FMB, o encontro reuniu docentes aposentados, professores eméritos, ex-superintendentes do HCFMB, ex-diretores da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp) e os primeiros funcionários que marcaram a trajetória da instituição.

O evento contou com a presença do Superintendente do HCFMB, Dr. André Luis Balbi; do Chefe de Gabinete, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, e da Vice-Diretora da FMB, Prof.ª Titular Jacqueline Costa Teixeira Caramori.

Cada um dos pioneiros presentes recebeu um crachá personalizado em celebração aos anos de dedicação e comprometimento com a história do Hospital. Também houve uma homenagem aos precursores já falecidos e uma apresentação musical da maestrina da Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (OFIBB), Renata Cristina da Silva Ortiz de Villate.

Prof.ª Jacqueline destacou a importância deste evento, classificando-o como um ato de reconhecimento de trajetórias. “Ao longo do tempo, vocês foram abraçados por este gigante Complexo e, assim, puderam abraçar a profissão e seus desafios. Sem a luta e a dedicação de vocês no passado, não viveríamos este presente. Queremos que continuem caminhando e deixando suas pegadas na formação de pessoas dentro deste lugar”.

Já Dr. José Carlos recordou brevemente sobre como o HCFMB iniciou a sua trajetória e de como diversos desafios foram superados ao longo dos anos. “Cada um de vocês, pioneiros, construíram esta casa que é o Complexo HC, e o evento de hoje reconhece a importância e a grandeza de cada história, mostrando que este lugar será sempre de vocês”.

Dr. André reforçou o papel dos pioneiros para a consolidação do Hospital. “Observar o passado é aprender a cada dia novas lições de sabedoria e de humildade para enfrentar os desafios. Este crachá representa a importância de todos vocês para a nossa instituição. O HCFMB precisa do apoio de todos para se tornar ainda mais forte a cada dia”.

Renata Cristina da Silva Ortiz de Villate, maestrina da OFIBB, se apresenta durante evento

O “Pioneiros do HCFMB” foi realizado pela Gerência de Relações Institucionais do HCFMB, em parceria com a Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal do Departamento de Gestão de Pessoas, contando ainda com o apoio do Núcleo de Segurança do Hospital.