TRR realiza primeiro simulado de parada cardiorrespiratória nas áreas externas do HCFMB

O Time de Resposta Rápida (TRR) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), realizou, recentemente, seu primeiro simulado de atendimento a paradas cardiorrespiratórias nas áreas externas do HCFMB.

O evento simulou uma parada cardíaca de um paciente que aguardava consulta no Bloco 2. A equipe de enfermagem iniciou os primeiros-socorros, e logo o TRR chegou em uma ambulância, realizando os protocolos necessários para que a avaliação e os cuidados do paciente fossem feitos corretamente.

Nesse atendimento externo, além do TRR, foram envolvidas as equipes de enfermagem dos Blocos de Ambulatórios do HC e a equipe de transporte do HC, com ambulância equipada.

Segundo o médico Dr. Felipe Rischini, o objetivo do simulado foi avaliar a possibilidade de expansão de atuação do TRR às áreas externas do HC. “Situações de emergência médica como a simulada (paciente sem resposta ao chamado, com possível parada cardíaca) são comuns e poderão ser atendidas pelo TRR, já que, com o simulado, sabemos que poderemos prestar um atendimento de qualidade”, explica.

“A ação foi muito satisfatória, todas as equipes estavam muito comprometidas, e com certeza nos preparamos para um atendimento real, que agora estamos prontos para realizar. Continuaremos fazendo simulados e treinamentos para nos aperfeiçoar cada vez mais”, finaliza Rischini.

Vivian Abílio – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB