Ser um voluntário no HCFMB

Lelo Pagani

Dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, isso nos faz refletir sobre a importância de ser um voluntário.
Antes vamos falar um pouco do voluntariado no mundo.
Existe uma cultura em cada país, em cada povo que nos faz pensar porque algumas pessoas tem a iniciativa de ser um voluntário na sociedade e outros não. Dentro dessa perspectiva foi criado até um índice no mundo chamado de World Giving Index (disponível em: www.idis.org.br) através do qual são apresentados dados de países sobre três categorias. São elas:


1) Ajudar um estranho.
2) Doar dinheiro para caridade.
3) Ser voluntário em uma organização social.


O Top 10 de países no mundo mostra a seguinte lista dos países que hoje tem o maior percentual em termos da proporção de pessoas que são voluntárias:


1-    Indonésia 53%
2-    Libéria 47%
3-    Quênia 45%
4-    Sri Lanka 45%
5-    Nova Zelândia 40%
6-    Austrália 40%
7-    Irlanda 40%
8-    Estados Unidos 39%
9-    Singapura 39%
10- Mauritius 38%


Em suma, é esta parcela da população que doa seu tempo para ajudar o próximo!


O único país das Américas que aparece no Top 10 dessa lista é os Estados Unidos.


O Brasil tem 7,2 milhões de voluntários, conforme dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso representa aproximadamente 4% da sua população que se declara como voluntário.
Temos um longo caminho pela frente para transformar nosso povo numa potência do voluntariado.
Isso deve começar pela nossa casa, em nosso local de trabalho, através de iniciativas que podem transformar, para melhor, o destino de centenas e até milhares de pessoas.


Nosso Hospital das Clínicas, através da sua Comissão de Captação de Recursos, juntamente com a Comissão de Humanização tem conseguido fazer essas mudanças através de ideias e muita criatividade.
Sendo membro da Comissão de Captação de Recursos Externos considero que ser um voluntário traz uma sensação tão boa que após uma ação voluntária você já pensa na próxima, é um “bichinho” que entra em você e o transforma. Depois da primeira ação voluntária você nunca mais volta a ser o mesmo.


Como vereador e participando da Comissão de Captação de Recursos do HC consegui, junto com outros voluntários da equipe, transformar o sonho de implantação de vários projetos do HC em realidade e beneficiar muitos pacientes que utilizam diariamente seus serviços.


Nessa comemoração do Dia Nacional do Voluntariado convido você que está aqui no HC para fazer parte do time. As ações voluntárias podem ser aqui dentro do HC, mas podem ser também no seu bairro, ou mesmo em uma instituição (religiosa, assistencial, em clubes de serviço, etc.), o importante é você estar atento às necessidades sociais e sempre oferecer parte do seu tempo para essas ações.


No final das contas você vai ver que quem está recebendo o bem é você mesmo, experimente essa sensação, é indescritível, você vai gostar!!
 
Luiz Aurélio Pagani (Lelo Pagani) é vereador na cidade de Botucatu e Assessor de Assuntos Parlamentares do HCFMB.