Ação envolvendo fumantes encaminha 60 pessoas para acompanhamento no HC

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), o Laboratório de Função Pulmonar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveu durante a sexta-feira (28), em conjunto com os alunos de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), um trabalho de conscientização envolvendo fumantes. A ação foi realizada no Boulevard (entrada principal) do HCFMB.

Cerca de 80 pessoas receberam panfletos informativos e passaram por exames para identificar sua função pulmonar. Dessas, 60 foram encaminhadas para grupos de acompanhamento do HCFMB. “A maioria das pessoas procurou voluntariamente a nossa equipe. Tivemos um excelente retorno no atendimento”, pontua a enfermeira Estefânia Aparecida, responsável pela ação.

Atendimentos

Para os fumantes que têm dificuldade de parar de fumar, a Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) mantém serviços de atendimento médico e grupos de aconselhamento semanais no HCFMB e no Centro de Saúde Escola. O tratamento envolve aconselhamento em grupo ou individual, que constitui a abordagem comportamental e medicamentos, incluindo a Terapia de Reposição de Nicotina, Bupropiona e Vareniclina. Alguns medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde para estes centros certificados.

São agendados aproximadamente 30 casos novos/mês nos serviços do HCFMB e do CSE. Depois da avaliação inicial os fumantes participam de cinco sessões semanais de aconselhamentos e retornos médicos após 3, 6 e 12 meses.

Grupos de Aconselhamento

Desde 1989, o HCFMB realiza uma ação social por meio do Grupo de Reabilitação Pulmonar. O projeto, uma iniciativa da Dra. Irma de Godoy, hoje conta com o apoio dos educadores físicos Waldomiro Rapelo e Clara Sugisaki e das fisioterapeutas Vera Lúcia Gobette, Letícia Claudia de Oliveira Antunes.

Os pacientes, em torno de 35 pessoas, comparecem ao grupo todas as terças e quintas-feiras; no período das 7h30 às 9h30. Primeiro, os pacientes passam por consulta médica, fazem a espirometria (prova de função pulmonar), a qual confirma a doença (DPOC: Doença pulmonar obstrutiva crônica). E para liberação para a reabilitação pulmonar fazem teste ergométrico. Em seguida, são encaminhados pelo médico para o Grupo.

No grupo, são aferidas antes e após a reabilitação pulmonar, parâmetros como pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio e questionados os índices de desconforto respiratório. Após a aferição inicial os pacientes são orientados a fazer caminhada na quadra de esportes. Em seguida, alongamentos e fortalecimento de membros superiores e inferiores. Também fazem uso de bicicleta estacionária, praticam exercícios físicos associados à respiração e terminam com um relaxamento.

Para entrar no grupo é pré-requisito não fumar. Caso ainda continue fazendo uso do tabaco, o paciente deve participar do grupo de tabagismo para ter ajuda para parar de fumar. Mais informações podem ser obtidas no próprio HCFMB pelo telefone (14) 3811-6000.