Grupo Sempre Viva doa 12 televisores para UTI Central do HC de Botucatu

Os aparelhos foram comprados por meio da venda de artesanato e produtos diversos da boutique que o grupo mantém no saguão principal do Hospital

Criado há doze anos para atuar na promoção da melhoria no atendimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), o “Grupo Sempre Viva” realizou, no mês de agosto, a entrega de doze televisores que foram instalados na UTI Central. Os aparelhos foram comprados por meio da venda de artesanatos e produtos diversos da boutique que o grupo mantém no saguão principal do Hospital. São vendidos enxovais para bebê, toalhas e panos de prato com acabamentos ponto cruz e crochê, anéis, colares e artefatos de decoração.

A loja conta com auxilio de cerca de 40 voluntários, entre atendentes, artesãs e administradores. “Desde quando iniciei trabalhos voltados para humanização do hospital, identifiquei que precisávamos de algo que gerasse recursos para ajudar nas necessidades da unidade,” destaca o médico cardiologista e professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, Eder Trezza.

O grupo atua em três frentes: apoio moral e emocional às pessoas internadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu; apoio material para suprir necessidades que os doentes não podem superar e programação de atividades de lazer, como música, aos sábados, palhaços para as crianças, festas de época, entre outras.

“Sempre Viva”

O “Grupo Sempre Viva” foi criado com o objetivo de prestar auxílio a demandas diversas no HC e na promoção de ações de assistência aos usuários da unidade, como leitura para crianças internadas, visita aos doentes, corte de cabelos, atividades culturais, oficinas artesanais, entre outras. Contato com o grupo pode ser obtido por meio do e-mail etrezza@fmb.unesp.br ou pela Caixa Postal 535, CEP 18618970, Botucatu-SP.

Doações

As doações, que incluem centenas de aparelhos, já contemplaram a enfermaria de gastroenterologia cirúrgica do hospital, para onde foram disponibilizados dois refrigeradores e um forno de microondas. Outro local já beneficiado foi o ambulatório materno-infantil da unidade, que recebeu um forno desse tipo. Nas próximas semanas novas aquisições devem abranger outros locais do hospital, favorecendo a renovação de equipamentos usados em benefício ao paciente.

Sobre a UTI Central

Inaugurada em 4 de fevereiro de 1986, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já recebeu mais de quatro mil pacientes internados, sendo que, em média, apenas um quarto dos doentes graves internados vêm a óbito. A UTI – HCFMB atende as 68 cidades da região da DRS VI-Bauru.

Atualmente, a UTI Central comporta 15 pacientes, além da ala da UTI do Pronto-Socorro que possui nove leitos, tendo como capacidade total 24 leitos. São mais de 50 funcionários trabalhando 24 horas por dia na UTI do HCFMB.