Alunos da Fatec doam cerca de 2 mil peças de roupas e sapatos para o SARAD

Na manhã desta terça-feira, 1º de setembro, alunos  da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Botucatu realizaram a doação de aproximadamente 2 mil peças, entre roupas e sapatos, para o SARAD –  Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas. A instituição que abriga e acompanha cerca de 40 dependentes é gerenciada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). “A intenção é irmos além da parte de ensino. Queremos formar profissionais competentes para mercado e humanizados para trabalhar com a sociedade”, ressalta o diretor da Fatec Botucatu, Roberto Colenci.

A arrecadação foi fruto do ” Trote Solidário” promovido por cerca de 1.500 estudantes, que cursam atualmente o segundo semestre do curso. “Não foi apenas uma doação. Durante todo o processo, fizemos uma integração com os alunos, expondo o trabalho de conscientização que fazemos na instituição e foi a parte mais satisfatória do processo”, relata a diretora do SARAD, Janice Lourdes Megid.Sarad2

Referência Regional para Atenção em Álcool e Drogas

Além de Botucatu, o SARAD é referência em 68 municípios que compõem a Diretoria Regional da Saúde (DRS VI – Bauru).  As unidades contam com uma equipe formada por mais de 250 profissionais entre médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, equipes de vigilância, recepção, educadores físicos, entre outros.

Em Botucatu, a clínica construiu uma estrutura apropriada para receber os internos, com um prédio de 4 mil metros de área construída. O investimento do Governo do Estado foi superior a R$ 15 milhões. Com alas distintas, a unidade disponibiliza 76 leitos nos regimes ambulatorial de internação e reabilitação, sendo 10 para desintoxicação, 18 destinados a crianças/adolescentes, 18 para mulheres e 30 voltados aos homens.

Com estrutura física privilegiada, que contempla área de esporte e lazer, com quadra coberta e piscina, o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas de Botucatu ainda abriga espaços para atividades de cultura, espiritualidade, educação e qualificação profissional aos pacientes e familiares. Muitas delas são executadas e acompanhadas pela Prefeitura de Botucatu, por meio das secretarias municipais de Saúde, Esportes, Cultura, Segurança e Assistência Social.

Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas de Botucatu

Avenida José Ítalo Bacchi, s/nº – Jardim Aeroporto / Botucatu (SP)

[próximo ao Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) – Cantídio de Moura Campos]