HCFMB sedia pela primeira vez o XIV Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo

Começou ontem, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), o XIV Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo (ENFHESP). Este ano, o tema do encontro é “Vulnerabilidade na garantia dos princípios do SUS frente à limitação de recursos”.

Mesa de abertura do ENFHESP 2018

A abertura do evento foi realizada no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), e contou com a presença do superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; da vice-diretora da FMB, Maria Cristina Pereira Lima; da diretora do Núcleo de Apoio à Superintendência do HCFMB, Karen Batista; da chefe do departamento de Enfermagem da FMB, Profa. Cristina Parada, e da docente do Depto de Enfermagem da FMB e conselheira suplente do COREN-SP, Wilza Spiri.

Karen Batista, que também é diretora da comissão organizadora do ENFHESP 2018, comentou a importância do evento. “O tema deste ano é extremamente válido para os dias atuais. O enfermeiro é o profissional que mais exercita a criatividade frente à limitação de recursos. E esse é o objetivo deste evento, compartilhar sabedoria. A enfermagem é a mais bela das artes, e eu acredito nisso. Muito obrigada a todos que se dedicaram para que o ENFHESP 2018 pudesse acontecer”, disse.

O superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, falou sobre a realização do encontro estadual no HC pela primeira vez. “Estamos unidos em torno de um objetivo comum. A assistência, o ensino e a pesquisa são tópicos importantes, pelos quais nos dedicamos diariamente. Obrigado pela presença e aproveitem a oportunidade”, disse.

Profa. Dra. Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca

Em seguida, a Profa. Dra. Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca, da Escola de Enfermagem da USP, ministrou a palestra “O papel do enfermeiro enquanto agente político de transformação”, abordando temas relacionados ao SUS e aos hospitais de ensino. A Orquestra de Viola da Associação Fraternal Pelicano (AFRAPE) encerrou a cerimônia com uma bela apresentação.

O ENFHESP 2018

O XIV ENFHESP tem a finalidade de congregar enfermeiros das áreas gerencial, assistencial, de ensino e pesquisa, bem como acadêmicos de Enfermagem, estimulando o desenvolvimento e a divulgação de produção científica, além de promover a troca de experiências entre os profissionais atuantes em hospitais de ensino e instituições de graduação na área.

O evento, que será realizado até o dia 21 de setembro, é organizado pela Gerência de Enfermagem e Superintendência do HCFMB, com apoio do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), juntamente com enfermeiros dos seguintes Hospitais, Departamentos e universidades públicas e privadas do Estado: Departamento de Enfermagem da FMB, UNICAMP, Hospital Universitário USP, UFSCAR, Departamento de Enfermagem – UFSCAR, UNIMEP, Hospital Santa Marcelina, Hospital de Base de São José do Rio Preto, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Hospital das Clínicas de São Paulo, UNIFESP, Hospital Sírio Libanês, IAMSPE, Hospital São Paulo, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, FAMERP, HCFMUSP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Escola Paulista de Enfermagem, Departamento de Enfermagem do Hospital das Clínicas UNICAMP, Centro Universitário São Camilo, Escola de Enfermagem da USP, dentre outros.

Primeiro dia

Foram realizados na Central de Aulas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) cinco mini cursos pré-evento, que abordaram diversos assuntos da área de enfermagem.

Os temas foram: “Melhores Evidências nos Cuidados com Úlceras Crônicas”, abordado pela professora Mônica Gamba, da UNIFESP; “Terapia Infusional”, aula ministrada pelas Enfermeiras do HC da Unicamp, Ana Paula Vieira e Mariana Meszaros  e “Atualização em Processamento de Produtos para a Saúde”, que contou a presença da palestrante Dr.ª Eliane Molina, também do HC da Unicamp. Também foram apresentados assuntos como “Aspectos Organizacionais da Urgência e Emergência no Ambiente Intra Hospitalar”, pela enfermeira Carmen Saleh, do ICHC FMUSP; e “Segurança em Oncologia: Prevenindo Eventos Adversos”, apresentada pela enfermeira Karina Freitas, do HCFMB.

(com Juliana Pinheiro – 4toques comunicação)