Um gesto simples que salva vidas

Giovana Silva S. Medeiros

Sangue, componente essencial do nosso organismo que garante a vida. E por quê não doá-lo para salvar até 4 vidas? Com esse gesto de solidariedade, podemos dar esperança a tantas famílias que aguardam ansiosos pela recuperação de seus familiares.

Eu, como colaboradora do Hemocentro de Botucatu, acompanho de perto a dificuldade de manter os estoques de sangue e plaquetas para atender às demandas do nosso Hospital e da nossa região, tendo em vista que o Hemocentro de Botucatu atende, além do HC, toda a região de Botucatu. Sou funcionária do Setor de Fracionamento de Sangue e, portanto, acompanho diariamente os pedidos de hemocomponentes chegarem até nós.

O que me tocou e motivou a me tornar doadora há aproximadamente 2 anos, foi o fato de a maioria dos pacientes que necessitam de hemocomponentes possuem doenças graves tais como: leucemias, câncer, recém nascidos prematuros, nefropatas, etc. Como forma de gratidão a Deus por minha saúde, me sinto no dever de ajudar o próximo.

Se cada um de nós, colaboradores do HC, incluíssemos na nossa rotina o hábito de doar sangue e plaquetas, poderíamos contribuir para manter os estoques de sangue e hemoderivados a um nível satisfatório. De acordo com um estudo realizado no Hemocentro de Botucatu, apenas 10% dos servidores do HC são doadores e se, a cada dia da semana, um servidor fizesse a doação de sangue, ou ao menos uma vez por ano, manteríamos de forma satisfatória o estoque do Hemocentro.

E o mais importante: com esse simples gesto de doação, garantiríamos a tantas pessoas a chance de uma nova vida!

Giovana Silva S. Medeiros é Técnica de Laboratório do Setor Componentes Labéis do Hemocentro do HCFMB.